sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Buraco negro virtual

O msn é a minha arma para testar malucos. O povo aqui na França tem mania de pedir telefone. Eu, que não quero nenhum psicopata em potencial me ligando, só passo o meu msn. Na vida real, é feio bater com o telefone na cara dos outros. Na vida virtual, você pode ficar "ausente" por horas e ninguém acha ruim ou grosseiro. Mas a cibervida tem momentos estranhos.
Nessa minha vida de jovem ligada às novas tecnologias, descobri que mais chato que o cara que some no além é o cara que some no mundo virtual.

Vamos aos relatos.

O gêmeo virtual me bloqueou

Desesperada com a minha falta de jeito para acompanhar as aulas de cartografia, resolvi participar de tudo quanto é colóquio e seminário do tema. Numa dessas, conheci um menino, estudante de cartografia, que ao ouvir meu drama, se prontificou a me ajudar. "Me passa o seu msn e você me envia as suas duvidas. Eu te ajudo", disse. Fiquei empolgada. Estava cansada de ser esculachada pelo monitor da aula de cartografia. Tirei 11 numa prova que valia 20. Ih, achei que com o meu novo amigo teria minha grande volta por cima.
Trocamos msn, ele tirava as minhas duvidas e me deu dicas valiosas. Além disso, tínhamos otimas conversas sobre futebol e geopolítica. Um dia me chamou para um café pelas bandas da Sorbonne. "Leva os mapas para eu dar uma olhada".
Cheguei la e o menino não abriu a boca. Pois é, o menino intercalava looongos silêncios com monossílabos. Nem falou dos mapas. Pensei cá comigo: "esse deve ser o irmão gêmeo dele. Não é possível ele ser a mesma pessoa do chat".
Mais um longo silêncio e o menino da uma gargalhada do nada. (medo!) "Muito engraçado esse cara", comentou.
Ué, que cara é esse, se estávamos só eu e ele à mesa?

-Ele: Ai, desculpa. Eu tenho essa mania. Eu adoro ouvir a conversa dos outros. Não consigo me concentrar em conversar se há outras pessoas falando no mesmo local. Vamos fazer assim, entra mais tarde no msn e a gente continua a nossa conversa. Garçom, a conta por favor!

Fiquei com uma cara de tacho e incredulidade. Eu, hein. Que freak! Entramos no metrô e ele disse: "Mais tarde no msn, hein" e piscou o olho.
Essa piscadela foi fatal. O menino, que sempre estava online no msn, sumiu para todo o sempre. Num passe de magica. Graças à Melissa entendi que certamente fui bloqueada. Fiquei chateada. Como assim, minha gente? Um menino bizarro com manias estranhas me bloqueou! Ainda bem que ele só tinha o meu msn. Se ele tivesse o meu telefone e tivesse batido com o telefone na minha cara ficaria muito mais chateada.

Bônus história de superação: mesmo sem a ajuda do meu ex-amigo virtual tirei 16 na prova de cartografia que valia 20. eh!



Morte aos emoticons

-Minha amiga conheceu um fulaninho francês numa boate. Conversa vai conversa vem, trocaram telefones e msn. Começa o ritual de conversa virtual e marcaram um date inaugural. Daí seguiu-se uma série de encontros românticos: passeios à beira do Sena, bistrots, cafés, vinhos ao luar. Tudo bem idílico. Ela apresentou o moço às amigas e todas se encantaram. Animada, depois de mais de um mês de romance estilo Sabina, a mocinha arriscou chamar o moço para um jantar íntimo. O moço cumpriu o seu papel de francês de filme e apareceu com champagne. Tudo acontecia naturalmente rumo ao desfecho inevitável e previsível até que... o menino travou.
Ele-Não vim aqui prá isso. Não sou dessas coisas.

Ela- O quê?!

Ele- Vou embora!

[Comentário da minha amiga: "Cíntia, nunca vi ninguém vestir uma roupa tão rápido. Devia ter filmado para te mostrar ou colocar no YouTube. Impressionante. Foram 2 segundos, incluindo tênis, gorro e casaco.] E, vupt, o menino se pirulitou no mundo. Nunca mais foi visto. desapareceu do mundo _virtual e real_ conhecido.

Muitos meses depois, ele enviou uma cerveja pelo Facebook. Uma cerveja? Isso ai, uma cerveja como se nada houvesse acontecido e sem dar nenhuma explicação sobre o sumiço.

Vem cá, se na vida real um cara some e reaparece com uma lata de cerveja estaria desculpado? Então porque isso seria válido para o mundo virtual?

Nem bem ela superou a raiva dessa presepada da cerveja, eis que o gaiato ressurge no msn. Uma janelinha com um emoticon triste. Ela ignorou. Aí, o artista faz aquelas flores de ponto e vírgula. Ela ficou offiline de raiva.

Comentário: flor de ponto e vírgula é o equivalente a receber um buquê de flores de plástico. Um atestado de mau gosto e não serve como pedido de desculpa.

6 comentários:

Anônimo disse...

Só pra dizer que raramente gosto de blogs tanto quanto gostei dos de vocês! Vai pra janelinha dos favoritos. Uma amiga de vocês aqui de Brasília que me indicou.
Boa sorte na vida aí na Europa! Beijos!

Unknown disse...

Eu juro p/ vcs: tenho pós-dotourado em MSN, né Mel????? Se tiverem alguma dúvida, terei prazer em ajudar, rsrsrsrs..

Anônimo disse...

É isso aí: morte aos emoticons!

driimattos disse...

..perseguição virtual é de matar..

e como assim tenho de responder? e se eu estiver ausente para todo o sempre?

já vi homens se vestirem rápido. eu mesma coloquei um modelito inverno, com bota de cano alto e camisa COM botão em 3 segundos...nada como A....PRESSA..

bejus girls

Cíntia Cardoso disse...

Vou lançar uma campanha de morte aos emoticons. Terei adeptos?

Anônimo disse...

Apesar dos relatos desse post (geniais!), ainda sou a favor do msn e seu principal trunfo: bloquear pessoas indesejáveis sem ter que dar explicação. Ahhhhhhh e eu adoro emoticons. Não lança essa campanha naum, Cíntia :-P