terça-feira, 27 de maio de 2008

perfume de primavera

O calor esta chegando e, com ele, o mau cheiro do metrô. Essa é uma triste realidade em Paris. Ha um deficit crônico de desodorante das horas de rush.
Oito da manha, linha 4 (a pior), as portas do vagão se abrem e vem uma nuvem invisivel de cecê. "Eu tomei banho, não sou eu. Tenho certeza", reflito. Olho para os lados atras do possivel vilão enquanto os parisienses seguem tranquilos lendo seus jornais e livros-cabeça sem se importar com a murrinha dos companheiros de metrô. Eu não consigo disfarçar. Enquanto não encontro a (as) fonte (s) do mau cheiro, não sossego. De tanto observar, encontrei uma espécie de padrão para os fedidos do metrô. Isso me ajuda a escapar de uma viagem desagradavel. A importância de estar preparada.
Eis os culpados:
1-Se esta calor e tem um senhor de paleto de veludo ou gola rolê... podem apostar. Ele é um forte candidato.
2-Alguém com uma jaqueta que parece jeans lavado, mas de perto da para perceber que é um jeans amarelado de sujeira. Hmmm
3-Roupas étnicas. Apesar de serem amplas e rodadas, como na maioria das vezes esses tecidos afro ou indianos são sintéticos..., é fedor na certa
4-O turista de regata, suado, cheio de malas e sacolas de viagem

Bônus: Eu também culpo a publicidade. Na televisão, passa um comercial de um desodorante que promete durar 72 horas. Muita gente deve ter acreditado nisso. Aviso: não é verdade!

Momento Ronaldo:

Entro do metrô e vejo três criaturas extremamente maquiadas e sentadas. Caladas, passam o trajeto lendo revistas de fofoca. Pés e mãos grandes, mas com os colares de muitas voltas no pescoço, não dava para perceber se havia ali ou não

2 comentários:

Paloma Varón disse...

Ahahaha, murrinha é ótimo!

Anônimo disse...

I agree with Cíntia on everything she writes in this absolutely marvellous blog post because everything she writes is really true.

The problem of foul odour on the subway has probably existed since the opening of the Paris Metro in 1900, and it appears that there is no serious interest by the authorities to truly solve it.

If you want to see a photo of a Paris Metro train on line 4 standing at the station Marcadet-Poissonniers, go to the following webpage: http://world.nycsubway.org/perl/show?58587

In terms of cleanliness, the Rio de Janeiro Metro was state-of-the-art in 2001 - credit where credit is due -, and it hopefully still is like this.

With love and best wishes