quarta-feira, 19 de março de 2008

Eu quero ter um milhão de amigos

Mudar de casa é um tormento. Após morar em 8 apartamentos em 3 países diferentes nos últimos 7 anos, achei que estava pronta para tudo. Mais ou menos. Mudar de casa em Paris é uma operação que exige grande logística e cara-de-pau.


Capítulo 1: Preparar a mudança

O primeiro instinto é chamar uma empresa especializada, mas o preço é abusivo. Esqueça o instinto. O orçamento deve ficar em torno de dois meses de aluguel, bem além do bolso de estudantes em geral. A opção escolhidas pelos franceses -mesmo os que não são mais estudantes- é alugar uma caminhonete, chamar os amigos e fazer a mudança na raça. Para mim, é a versão francesa de chamar os amigos, fazer um churrasco e armar a laje. Eu, como não tenho móveis, apelei para uma boa alma de braços fortes disposta a descer 5 lances de escada sem elevador e subir outros 3 andares sem elevador carregando malas e caixas de livros.



Capítulo 2: Os móveis

Desde a minha chegada em Paris, fiquei num studio mobiliado com um gosto peculiar. Cortinas de paetês, luminária prateada, foto do Mikahil Barishinikov no banheiro... (os proprietários do meu apartamento são um casal gay franco-russo). Agora chegou a hora de ter os próprios móveis. Rumo para a grande rede de móveis de origem escandinava. Os preços competitivos, estilo adequado.

Pequeno detalhe: não entregam. Não montam.
-vendedor: a senhora tem experiência em montar armários?
eu: eu?! não!
vendedor: ah, então é melhor chamar um amigo...
eu: vocês não montam?
vendedor: não
eu: nem pagando?
vendedor: não temos esse serviço, mas o nosso manual é fácil. A senhora também pode alugar uma caminhonete aqui mesmo.
eu: vocês nem entregam?
vendedor: sim, a entrega pode ser de graça, mas não subimos escada. Deixamos na portaria.
eu: ah, já sei, tenho que chamar os amigos para levar...

Resumo: Sem amigos, não dá para comprar e montar armários, arrumar um fiador, transportar mudança, consertar coisas e instalar equipamentos. Aprendi que, mais importante que o jeitinho brasileiro, é ter o jeitinho francês.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cíntia, o título deste post me lembra uma frase dita por um amigo, certa feita: "Eu quero ter um milhão de amigos ... para cada um me dar R$ 1,00". hahahaha.

Eu troquei os móveis da sala, há pouquíssimo tempo, e também não escapei de montar tudo sozinho. Mas isto só aconteceu porque compramos os móveis pela Internet, em uma loja localizada em São Paulo.

De fato, a maioria das lojas aqui no RJ montam os móveis, mediante pagamento adicional.

Beijão!

Anônimo disse...

E viva os amigos!!!!!!!!!!!!!