sábado, 14 de junho de 2008

Eles não sabem fazer festa

Vi a família real toda. Agora já posso voltar pro Brasil. : )

Estudante que é estudante aproveita grandes eventos oficiais para se divertir. Gratuitos, rendem sempre boas fotos e histórias pra contar. Ainda dá pra jogar o caô de imersão na cultural local. Mas fico sempre com a sensação de que o povo aqui não sabe fazer uma festa.

Aniversário oficial da rainha. Dia lindo de junho. Milhares de pessoas nas ruas. Esperando. Caladas. Eu e meu grupo internacional fazendo piada o tempo todo, arrancando risinhos pelo canto da boca do resto do público, enquanto eu desconfiava que eles estavam sendo apenas britânicos demais para não mandar a gente ficar quieto.

Agora mentalize a mesma cena no Brasil. Risadas altas, rapazes sem camisa, moçoilas de shortinho, clima de pegação no ar, possível batucada, torcedores adversários gritando xingamentos baseados nos últimos resultados do futebol, algum empurra-empurra, eventuais gritos de motivação. “Inha, inha, inha. Queremos a rainha.”

E todo mundo de olho no celular+carteira+câmera digital, que nunca se sabe.

Também não acredito que a gente conseguisse seguir pontualmente o ritual que reza que às 10h os guardas começam a marcha, às 10h40 a rainha desfila em carro aberto, às 11h começa a vistoriar a guarda, e às 13h aparece no palácio para acenar para a multidão e ver o desfile dos aviões. Mas vai que isso é só preconceito com o jeitinho brasileiro. Ou trauma de desfile de 7 de Setembro.

Alguém acha mesmo que uma celebridade apareceria desfilando na nossa frente e tudo o que a gente faria seria tirar foto e aplaudir? Nenhum grito de “iu-hu”? Nenhum “Aê, gostosa”? Ok, pode não ser o mais apropriado pra falar pra rainha, mas vocês sabem como esse povo brasileiro é irreverente.

Fora que aqui se perde um grande nicho de mercado. O negócio demora umas 3 horas e fica todo mundo paciente. Parado. Esperando. Nem as crianças choram! Três horas no sol e não tem um cara vendendo água! Só gente vendendo bandeira da Inglaterra. Por duas libras!! Cadê o churrasquinho? O sorvete? O algodão-doce? A cerveja estupidamente gelada?

E tudo isso pra ver a família real de longe? E tirar umas fotos que não ficam boas? Ok, tudo vale a pena quando o príncipe William lhe dá tchauzinho a dois metros de distância. E olha que eu não gostava de rapazes mais novos. ; )

5 comentários:

Unknown disse...

Eu tb nao gosto... mas Willian de Windsor????????? Só uma louca desvairada p/ não fazer a reverência devida à Alteza, rsrsrsrs...

Yuri Beltramin disse...

Algumas vezes vale a pena ser surpreendida pelo mais novos..... ;)

Anônimo disse...

Наши в футбол продули :-( Обидно...
Ну ничего, через два года на чемпионате мира мы Бразильцев обставим по самый небадуйся, вот тогда и поговорим :-)

Unknown disse...

Mel, este teu post tá muito bom! HAHAHAHA! E mostra mesmo o British Way of Life...Vamos ser mais direta né? Eita povo sem graça e sem sal!
Beijossssss e boa dissertação!

Anônimo disse...

Tô com saudades dos posts de vocês.
Espero que estejam curtindo muiiiiiiito o verão europeu, e que apareçam com muitas novidades aqui no blog!!!!!
Forte abraço!!!!!!!!